Canoinhas
+11...+21° C
  • 02/12/2025 18:06

Mercado de trabalho: Santa Catarina é destaque em escolaridade e participação da indústria

';
  • Leo Munhoz/SecomGOVSC -

Dados do IBGE mostram que indústria catarinense lidera participação no mercado de trabalho no Brasil

Santa Catarina é líder nacional em participação da indústria no mercado de trabalho. No estado, o setor industrial representa 22,4% do total de empregos, o maior percentual do país e bem à frente da média nacional de 12,9%. O desempenho reflete à grande industrialização da economia catarinense, que se destaca pela produção de diversos produtos nos ramos alimentício, maquinário, madeira, energia, bem como equipamentos elétricos, entre outros.

A participação de 22,4% da indústria no mercado de trabalho coloca Santa Catarina como líder isolado no ranking nacional. Em seguida estão os vizinhos Paraná e Rio Grande do Sul (ambos com 16,2%). Na sequência aparecem São Paulo (15,6%) e Minas Gerais (14,3%). Os dados fazem parte da PNAD Contínua do IBGE – Características Adicionais do Mercado de Trabalho 2024, publicados nesta quarta-feira, 19.

“A indústria é um pilar fundamental da economia catarinense porque gera exportação, incentiva o desenvolvimento de tecnologias e movimenta as cadeias do comércio e serviços. Ter uma indústria forte garante solidez para o crescimento econômico de Santa Catarina e é um dos motivos que faz o estado ser diferenciado. Além disso, o setor industrial gera empregos qualificados e com renda acima da média, o que beneficia toda a sociedade”, destaca o secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck.

Além da indústria (22,4%), a distribuição do mercado de trabalho catarinense também conta com forte participação do comércio (19,5%) e administração pública (14,2%). Em seguida estão serviços de informação, comunicação e atividades financeiras e profissionais (12,3%), construção civil (7,4%), agricultura (5,9%) e transporte (5,8%), entre outros setores.

Santa Catarina destaque em escolaridade dos trabalhadores

A pesquisa do IBGE sobre mercado de trabalho também indicou o nível de formação dos trabalhadores brasileiros. O resultado mostrou que os trabalhadores catarinenses possuem escolaridade acima da média nacional, sendo que 25% do total têm ensino superior completo. O percentual brasileiro é um pouco menor, de 23,4%.

O ranking nacional de trabalhadores com ensino superior é liderado pelo Distrito Federal (40%). Na sequência aparecem Rio de Janeiro (29,9%) e São Paulo (28,7%). Santa Catarina (25%) é o quarto colocado, à frente dos vizinhos Paraná (24,7%) e Rio Grande do Sul (22,6%).

“Santa Catarina tem investido muito sobretudo na educação superior e profissionalizante. O governador Jorginho Mello criou o Universidade Gratuita e o Programa CaTec, que estão acelerando a formação e qualificação dos catarinenses. Isso é um diferencial para o mercado como um todo, porque a mão de obra qualificada atrai investimentos, estimula a produtividade e garante mais oportunidade em todo o estado”, acrescenta o secretário Silvio Dreveck.

Enquanto 25% dos trabalhadores catarinenses têm ensino superior, 42,8% têm ensino médio completo e superior incompleto; 16,3% têm fundamental completo e médio incompleto; e 15,9% têm fundamental incompleto.


Servidores públicos de SC vão receber segunda metade do 13º salário no dia 19 de dezembro Anterior

Servidores públicos de SC vão receber segunda metade do 13º salário no dia 19 de dezembro

Santa Catarina tem 8.591 vagas de emprego abertas pelo Sine Próximo

Santa Catarina tem 8.591 vagas de emprego abertas pelo Sine

Deixe seu comentário